Normal? Nem tanto!

terça-feira, novembro 21, 2006

Doença ou adequação profissional?

Desde que me entendo por gente não consigo entender quem foi que disse que essas mulheres que desfilam nessas fashion weeks da vida são MODELOS. Desde sempre as vejo (isso está gramaticalmente certo?) como uma cambada de magrelas que podem ser modelos de qualquer coisa, menos de mulher, quanto mais brasileira.
Me desculpem as Bündchens e Cicarellis da vida (que diga-se de passagem são as mais "cheinhas" da profissão), mas não sei quem curte esse bando de ossada ambulante. Pra ser modelo, hoje em dia, tem que ter olho claro e ser uma "vara-pau", ou seja, 40 e poucos quilos (no máximo 50) distribuídos em 1,80 de altura, se é que dá pra destribuir, devido a tamanha desproporção.
Mas essas meninas, que começam com 12/13 anos na carreira, são as menos culpadas por tudo isso. Dizem os "especialistas" que estas são doentes, precisam de tratamento e tal. Mas pra mim o que elas fazem é a mesma coisa que você faz quando se matricula em um curso de inglês, por exemplo: se adpta as exigências da vida e principalmente, de sua futura profissão. Elas são expostas à humilhações constantes de estilistas e agências, que dizem que "não é a roupa que está apertada, você que a está apertando. Vai emagrecer, gorda!".
Sim meus caros, isso é a mais pura verdade. Não vivi as épocas dos anos 60 e 70, nem faço o tipo saudosista, mas quando vejo imagens do que era chamado de modelo na época, percebo que eram mais reais. Vale lembrar que Vera Fischer era modelo e sempre teve curvas e "gordurinhas".
Mas para quem ainda está em dúvida, deixo 2 fotos para tirarem suas próprias conclusões. Qual vocês consideram, homens e mulheres, modelo de beleza?



Dos homens já sei a resposta. E vocês, mulheres, com qual das duas gostaria de se parecer?


Tá certo que apelei na foto da esquerda, mas essa aí é uma modelo também. E, como houveram 2 mortes nos últimos 10 dias, outras virão. É preciso um pouco mais de ação de todos para diminuir tais exigências desses que se dizem profissionais da moda.

Modelo é sinônimo de referência? De meta a ser alcançada? Só se for no dicionário... porque a realidade da profissão que leva este nome é muito mais cruel e indignante...

AONDE ESSE MUNDO VAI PARAR?

Saúde é princípio básico... nunca se deixe levar por exigências alheias... sinta-se bem e sempre com saúde. Você pode ter certeza que será vista com bons olhos.


 
blogblogs BlogBlogs.Com.Br technorat