MPB - Mais Pura Besteira
Uns o chamam de belíssimo cantor. Outros, de poeta da MPB. Alguns ainda ousam chamá-lo de "rei sem coroa" da música. E há ainda uns que tecem comentários desse tipo:
"Ele é um incansável inventor de arte que nossa imaginação jamais poderia perceber, buscando o intangível e o inatingível, retirando sons, gestos e palavras do mais árido território, capaz de traduzir o concreto, a dor, um jeito, uma paisagem ou pessoa na mais variada e sutil percepção da existência. Revolucionário em sua poesia nos presenteia com fraseados sonoros que movem nossa alma fazendo-nos vibrar - e consegue mostrar a importância não somente de estarmos vivos como também de que podemos/devemos fazer pela vida. Ele nos toca sutilmente com a arte de parâmetros próprios, renovando a linguagem artística, musicando poesias concretas, poetizando sons de timbres desconexos e criando a estética musical.
Bom, na minha opinião ele é supervalorizado. Sabe aquele papo de saudosista de que os cantores de antigamente que eram cantores (assim como falam dos jogadores de futebol)? Pois então. Pra mim, isso é uma besteira completa. Temos que reverenciar o talento independetemente da época. De quem vos falo? Caetano Veloso. Que me poupem os críticos, mas alguém que é capaz de compor e reproduzir tamanho BESTEIROL, não pode ter essa pompa toda. Se liga:
..."Harpia, aranha! Sabedoria de rapina e de enredar, de enredar
Perua, piranha,Minha energia é que mantém você suspensa no ar "...
..."Vagaba, vampira!O velho esquema desmorona desta vez pra valer
Tarada, mesquinha!pensa que é a dona e eu lhe pergunto: quem lhe deu tanto axé?
À-toa, vadia!Começa uma outra história aqui na luz deste dia "D"...
Isso pra vocês se parece com versos? Tem redondilhas, rimas e tal? Pois então...esses são trechos da "canção" Me enche, do próprio. Mas se tiver um pancadão no fundo musical, todo mundo ia falar que era de algum MC. Sempre o preconceito: se fosse funk, era extremo mau gosto. Como é mpb (que raios seria isso? Tudo pra mim é mpb) e é o Caetano, é uma ousadia de um poeta. A música toda é vazia, não tem "eira nem beira". Confiram a letra na íntegra aqui.
Siga sempre seus gostos e tirem sempre suas próprias conclusões. Não deixem que outros a tirem por você.
Marcadores: Caetano Veloso, Mpb
5 Comments:
olá parceiro mudamos de endereço e gostaria q vc trocasse o nosso banner, segue o código:
LINK DO BANNER:
http://img405.imageshack.us/img405/9667/buttonparceriawv5.png
www.blogdosmilhoes.blogspot.com
ABRACOS
By
Anônimo, at abril 15, 2007 8:22 AM
http://img405.imageshack.us/img405/9667/buttonparceriawv5.png
Faltou um pedaço do endereco..rs.
abs
By
Anônimo, at abril 15, 2007 8:23 AM
Olá! Estou escrevendo para dizer que a URL do banner do meu blog mudou! Gostaria que alterasse o código no seu blog, senão a imagem não vai aparecer!
Obrigado!
By
Anônimo, at abril 21, 2007 12:37 AM
Belo post, e estranha letra do Caetano! Valeu.
By
Igor C. Barros, at maio 15, 2007 3:45 PM
olha, não querendo desfazer o post, mas vamos por partes:
1- música não é só letra. o conjunto da composição que o caetano fez para essa música é exatamente o que faz com que ela não seja comparada a um funk qualquer.
2- a letra tem muitas rimas, porém não no final de cada frase. mesmo que não tivesse as tais rimas, MUITAS músicas não as possuem e são grandes composições. sugiro que você de uma olhada em algumas letras do "Los Hermanos", já que não gosta de MPB.
3- muitas vezes as músicas são feitas em "homenagem" a alguém. caetano já fez isso muitas vezes. no caso específico a letra foi escrita em homenagem à Daniela Mercury, que vivia enchendo a paciência dele para que este compusesse mais e mais canções para ela gravar. isso pode ser percebido mais claramente nos versos "Sai do meu sangue sanguessuga, que só sabe sugar", "pensa que é a dona e eu lhe pergunto: quem lhe deu tanto axé?" e em palavras esporádicas, como "oxente", evidente referência à Bahia, terra-natal de Daniela.
mas é claro, esse é o MEU ponto de vista.
By
Anônimo, at maio 21, 2007 10:49 PM
Postar um comentário
<< Home